terça-feira, 22 de março de 2011

COMO SURGIU A CHAMADA DE SOCORRO MAYDAY


Incidentalmente, uma outra chamada de socorro é utilizada por aeronaves em perigo por todo o mundo.
Todos nós já ouvimos o termo "mayday" em determinada altura (especialmente em filmes). Isto como é óbvio, não tem nada a ver com o 1.º de Maio.
Como poderemos verificar, em francês, a palavra "m'aidez" significa "ajude-me".
É possível que aviadores americanos na Primeira Grande Guerra Mundial tenham apanhado esta expressão dos aviadores franceses e a tenham pronunciado erradamente da forma que agora é reconhecida como "mayday, mayday".
Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial.
73 do
MÁRIO KEITERIS - PY2 M X K

RADIOAMADOR VETERANO E ESCRITOR

VOCÊ SABIA COMO FOI O INICIO DO SINAL SOS


A chamada de Socorro, QRRR, nasceu do propósito das primeiras redes de socorro organizadas por radioamadores. Estas foram criadas em cidades ao longo da “Pennsylvania Railroad” para prestar à "Pennsy" (e posteriormente outras vias férreas) serviços de comunicações com os comboios na eventualidade da falha das comunicações terrestres, o que acontecia com frequência. O sinal QRR começou a ser utilizado indicando que havia tráfego do caminho de ferro da estação que chamava e que estava relacionado com alguma emergência.
A ARRL eventualmente adotou este sinal para uso por qualquer radioamador que tivesse tráfego de emergência e posteriormente o sinal foi mudado para QRRR devido a conflito de definições com o sinal adotado internacionalmente QRR.
Um dos primeiros sinais de perigo/Socorro / foi CQD, introduzido pela Companhia Marconi em 1904 partindo do "chamada geral" CQ e a letra D para "distress" (perigo). O principal problema com o sinal CQD é que este seria apenas utilizado pelas empresas e embarcações que subscrevessem o sistema radio Marconi, e navios de um outro sistema eram desencorajados de se comunicar com navios de empresas concorrentes.
O problema tornou-se de tal forma complicado que o assunto foi abordado na Conferência Internacional de Radio de 1906, onde um novo sinal universal de socorro foi proposto.
A delegação Americana propôs as letras NC que já eram reconhecidas no Código Internacional para Sinalização Visual.
A delegação Alemã propôs SOE que era então utilizada pelos seus navios como um sinal de interrogação semelhante ao CQ (que era unicamente utilizado pelo sistema Marconi).
A delegação Britânica, claro, queria que ficasse em uso o sinal CQD.
A convenção achou que SOE seria aceitável exceto que o E final poderia perder-se no QRN, portanto a letra S substitui-o, ficando então SOS. Decidiu-se, pois, na convenção, que, SOS deveria ser enviado como um código de uma só letra com um som diferente de qualquer outro carater, prendendo dessa forma a atenção de quem o ouvisse.
Foi então oficialmente adotado SOS, mas CQD continuou em uso durante mais alguns anos, particularmente a bordo de navios Britânicos.
Foi só em 1912, após o desastre do Titanic, que o SOS se tornou universal e o uso de CQD gradualmente desapareceu.
O operador de radio do Titanic, Jack Phillips enviou ambos os códigos CQD e SOS para ter a certeza de que não houvesse mal entendidos.
Já agora SOS não significa mais “Save Our Ship” ou “Save Our Souls”


COLUNA DO MÁRIO KEITERIS - PY2 M X K

RADIOAMADOR VETERANO E ESCRITOR

PEQUENA HISTÓRIA DO CQ


O sinal telegráfico CQ nasceu no serviço Telegráfico Inglês há cerca de um século atrás, e significava "A Todas as Estações”.
Seria uma notificação a todos os postos telegráficos para que recebessem a mensagem. O seu significado estaria próximo dos atuais QNC e QST.
Como muitos outros termos que tiveram origem nas linhas terrestres, CQ foi “importado” para o serviço rádio e usado como chamada geral a todas as embarcações pela Companhia Marconi. Outras companhias usavam KA até à convenção de Londres de 1912; onde foi adotado internacionalmente o CQ como o sinal de “atenção” ou “chamada geral”.
CQ ainda significa literalmente “atenção”, mas no Serviço de Amador, o seu significado é descrito com precisão por Thomas Raddell, que o comparou a gritar “Eh! Pá!” para dentro de um tubo!
Mas porquê as letras CQ? É do francês, “SÉCURITÉ, (segurança ou, como entendido aqui “preste atenção”)
Pergunto porquê em Francês?
Ainda hoje a língua oficial para os serviços postais é a língua francesa, como poderemos verificar nos envelopes e etiquetas para correio aéreo onde figura a inscrição "Par Avion".
Posteriormente a pronuncia das letras CQ, traduzidas para a língua Inglesa passaram a ser conotadas com a expressão "Seek You" procuro-te.
A maioria das fontes consultadas considera esta expressão uma forma de mnemônica (auxiliar de memória) que se destinava a associar um determinado grupo de sons -.-.--.- a um determinado evento - a chamada geral ou pedido de atenção a quem escuta.


COLUNA DO MÁRIO KEITERIS - PY2 M X K

RADIOAMADOR VETERANO E ESCRITOR