segunda-feira, 27 de maio de 2013

QUERO SER RADIOAMADOR E AGORA  ?

 

Autor do artigo: Mário Keiteris- PY2 M X K    -   Radioamador Veterano e Escritor  

Maio/13  


  Conheça os primeiros passos para ser um Radioamador.        
Quem está interessado em se tornar um radioamador precisa, em primeiro lugar, se preparar para os exames necessários para licenciar sua Estação de Rádio.       
Antes de saber como ser um radioamador você precisa saber o que é o radioamadorismo.      Ao acionar o microfone, um radioamador esta transmitindo sua própria imagem.    
O Radioamadorismo em si é um dos Hobbies e prestação de serviços dos mais fascinantes.     O radioamadorismo querendo ou não, é a imagem da sociedade em que vivemos.     
 Um aparelho de rádio amador pode ser portátil e acessível ou fixo e complexo.      
  Veremos em poucas palavras o radioamadorismo e mostraremos como iniciar-se neste mundo sem fronteiras.        
A experimentação humana de diversas índoles é em todas as ordens de coisas, é por si só ampla em sua magnitude, infinita de possibilidades e alternativas.       
O radioamadorismo pôr sua parte, tem sua origem primordial e fundamental na experimentação tecnológica do rádio e da comunicação entre as pessoas.     
  Porem àquela experimentação não somente se baseia na sua origem primordial, pois a experimentação dos radioamadores é a rádio comunicação, e a experimentação tecnológica, científica e de comunicação humana plenamente vigente e até os dias de hoje.      A experimentação no radioamadorismo, pode ser tão variada em suas formas e meios que se realizam para se conseguir comunicação entre radioamadores de distintas partes do mundo.      
Os requisitos para praticar o radioamadorismo, podem ser muito básicos e também muito variados e complexos.     
Um adolescente na Flórida Estados Unidos, faz amigos via rádio com jovens em Berlim na Alemanha.    Um engenheiro de aeronaves em São Paulo Brasil, participa de um concurso anual e troca indicativos com radioamadores de cem países durante um único fim de semana.       
No Rio de Janeiro Brasil, voluntários enviam mensagens de saúde e de ajuda humanitária após deslizamentos de terra dos morros provocados por chuvas torrenciais.        
 Essa mistura de divertimento, serviço de utilidade pública, amizade e conveniência é o recurso principal do radio operador amador.         
O radioamador é uma pessoa que se dedica a comunicar via rádio com outros amantes das tele comunicações, sem fins lucrativos.   
 Mas o fato de poder utilizar este meio de comunicação fez deles pessoas que em situações trágicas utilizaram os seus conhecimentos para ajudarem em situações de crises.         Existem muitos casos em que os radioamadores, através da gestão de comunicações de emergência ou através da divulgação de pedidos de socorro, têm salvado a vida de muitas pessoas.    
Uma curiosidade bem interessante: nos Estados Unidos, os radioamadores recebem o apelido de "ham", esta palavra significa literalmente "presunto" em inglês.         
A verdadeira origem desse termo parece ter se perdido no tempo, mas há várias teorias.
 Ele pode ser simplesmente uma maneira abreviada de dizer a primeira sílaba de "amateur radio", como se diz por lá, ou pode ter sido usado originalmente como uma ofensa.     
Ainda há quem diga que não se sabe de onde veio este termo, mas também a quem diz que significa “help all man”. Pouco (ou nada) utilizada na Europa e no mundo, esta designação dada aos e pêlos radioamadores uns aos outros, principalmente nos Estados Unidos, tem as sua origens ainda antes do aparecimento do rádio.    
Esta definição foi dada por G. M. Dodge's em “The Telegraph Instructor”.          
Esta definição  nunca mudou  desde o  tempo  da  Telegrafia  por  fio, usada pelas empresas de Caminho de Ferro.      
 Os radioamadores entram neste ramo por várias razões, mas todos eles possuem um conhecimento básico da tecnologia, regulamentações e princípios de operação do rádio.        As primeiras comunicações feitas sem fios, através de ondas, foram feitas por radioamadores usando o Código Morse.     
Mais tarde este meio começou a ser utilizado por outras entidades que viram nesta forma de comunicação um meio rápido de passar informação.         
Começaram posteriormente a serem feitas emissões com som, feitas por amadores, que acabaram por ganhar relevância na comunicação entre as pessoas e passando assim a haver grandes estações de radio difusão.     
 Se bem que antigamente o radioamadorismo se limitava à telegrafia, neste momento e com a evolução tecnológica dos últimos anos, um radioamador tanto pode usar a telefonia (voz) bem como o computador (comunicação digital) nas suas comunicações, inclusive pode utilizar-se de uma frota de satélites de radioamador ao redor do mundo.      
Uma das coisas aliciantes é que é possível entrar em contato com quase qualquer pessoa no mundo que se dedique ao radioamadorismo.      
Poderá haver um encontro entre radioamadores diversas vezes pelo rádio, mas não chegam a se conhecer pessoalmente.         
 Mas a riqueza que é contatar estas pessoas ultrapassa essa barreira e muitos bons amigos se têm criado desta forma.


  

Autor do artigo: Mário Keiteris - PY2 M X K




Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial       
73 do Mário PY2 MX K


DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DO MEU LIVRO EM FORMATO DIGITAL DE LIVRO ELETRÔNICO DE "EBOOK", A TODOS OS INTERESSADOS INTITULADO : 

RADIOAMADORISMO : HOBBY? OU CIÊNCIA !