quinta-feira, 11 de março de 2010

RADIOAMADORISMO & RADIOAMADOR



O que significa radioamadorismo ?
O que significa ser radioamador ?
Quais são as imagens que se desenham na tua mente quando você ouve estas palavras ?
Imediatamente pensas no Código Morse, em experimentadores com equipamentos de rádio, e nas notícias sobre radioamadores que enviam mensagens sobre algum desastre natural como os terremotos e enchentes ?
Bem em principio os radioamadores ocupam-se de todas estas coisas pôr simples satisfação amadorística e amor ao próximo.
Sua denominação oficial é Serviço de Radioamador, cuja definição já foi especificada já a muitos anos atras pela UIT, que é a seguinte :
Serviço de radiocomunicação que tem pôr objetivo a instrução individual, a intercomunicação e os estudos técnicos efetuados pôr radioamadores, isto é, pôr pessoas devidamente autorizadas que se interessam pela radiocomunicação e pela rádio técnica com caracter exclusivamente pessoal, sem fins comerciais e de lucro.
Comunicação e experimentação : estas são as finalidades do radioamadorismo é a motivação para pessoas de todos os níveis sociais de se tornarem radioamadores.
Jovens e pessoas mais maduras desfrutam juntos a emoção de encontrar e intercambiar idéias com pessoas ao redor do mundo.
É quase impossível descrever em palavras, a excitação ao construir uma antena ou equipamento, e consequentemente um novo circuito para logo conseguir que comporte-se como deve, para poder incorpora-lo como um aperfeiçoamento da estação.
Toda estação de radioamador possuem um indicativo de chamada, com o qual se identifica.
Os indicativos e os prefixos tem sido atribuídos em âmbito mundial pela União Internacional de Telecomunicações UIT.
Pôr exemplo : os indicativos de chamada cuja s primeiras letras são –AA-, -AL-, -K-, -N-, ou –W-, pertencem aos Estados Unidos da América.
Um dos indicativos de chamada mais conhecidos no mundo inteiro é : W1 A W, que pertence e identifica a estação da American Radio Relay League, a associação dos radioamadores americanos e que foi fundada pelo Hiran Percy Maxim, no mês de maio de 1914.
Os indicativos de chamada são de âmbito mundial e são alfa numéricos.
Os indicativos de chamada do radioamador divide-se em duas partes, o prefixo e o sufixo como pôr exemplo no meu indicativo que é : PY 2 M X K, as duas primeiras letras é o prefixo (PY), e representa o pais em que o radioamador esta sediado, no meu caso é o Brasil (PY), o numeral 2, em seguida representa a região em que o rádio amador encontra-se localizado, no meu caso é o Estado de São Paulo, 2. região.
Os países radioamadoristicamente estão divididos em 10 regiões, pôr exemplo : o Brasil possui 10 regiões sendo de PY1 ate PY9 que representam o território e o PY0 representa as ilhas oceânicas bem como a base Comandante Ferraz la na Antártida, alem de ser o indicativo de chamada espacial, haja visto de que o primeiro astronauta brasileiro Major Marcos Pontes em sua estada na plataforma espacial ISS, orbitando a 400 kilometros de altura utilizou nesta o indicativo PY0 A E B, Agencia Espacial Brasileira, para contatos com radioamadores do mundo todo.
Em seguida vem M X K que é o sufixo pelo qual eu sou identificado e individualizado, pois não existe no mundo outro indicativo igual, e é pôr este indicativo que sou conhecido nas ondas do rádio, e ate fora do rádio também
Os radioamadores vivem tão identificados com o indicativo de chamada de sua estação, que quasi sempre a pessoa e o indicativo estão intimamente ligados na mente dos amigos e colegas.
A maioria dos radioamadores ignoram de quem se trata ao falar no rádio, como exemplo temos o senador Goldwater dos Estados Unidos.
O rei Hussem da Jordânia é outro radioamador que é conhecido simplesmente pôr JY1, entre todos seus amigos do éter.
Outro tanto ocorre com o rei da Espanha, Juan Carlos, EA0 J C.
Igualmente existem reis, políticos proeminentes e artistas famosos que constam das listas de radioamadores, estas nutrem-se em sua maioria de pessoas de todos os níveis sociais, de todas as idades, de todos os credos, desde adolescentes ate as pessoas mais idosas que já passaram dos oitenta anos, e que ainda desfrutam as alegrias proporcionadas pelo rádio.
Muitas pessoas invalidas tem a radiocomunicação amadora como a única fonte de comunicação e diversão.
A eletrônica, aparece rodeada de certa aura de mistério para a maioria das pessoas, apesar de que tem um papel primordial na vida cotidiana.
O leigo na mateira experimenta certa confusão ante as palavras tais como Ohms, Volts, ampères, watts.
Porem uma vez que alguém explique com uma linguagem simples os conceitos fundamentais, os ditos vocábulos perdem seu ocultismo e já não inspiram temor nenhum.
Sempre aparecem radioamadores em locais inesperados.
O Dr. Peter Pehem, 5Z4 J J, é um dos médicos volantes na África.
Vive em uma pequena aldeia situado no lado setentrional do Monte Kilimanjaro, Kenia.
Houve um tempo, que já faz muitos anos, em que não existia equipamentos industrializados para radioamador.
Os pioneiros radioamadores que iniciaram suas atividades esforçaram-se em descobrir sistemas cada vez mais eficazes para poder comunicar-se entre si.
Todos os equipamentos daquela época foram de fabricação caseira e tiveram a capacidade suficiente para manter as comunicações a distâncias cada vez maiores.
Alguns daqueles transmissores consistiam simplesmente em uma seção de fio de cobre enrolado ao longo de uma cartolina e unido eletricamente a poucos componentes básicos e normalmente um arame esticado que servia de antena.
A Miúdo a comunicação somente podia ser estabelecida em um único sentido, com uma estação transmissora que fazia enlace com varias estações receptoras.
Através dos anos os radioamadores vem esforçando-se sempre para descobrir a forma de transmitir melhor e conseguir maior alcance.
Todavia hoje em dia esforçam-se constantemente em melhorar suas comunicações tratando de desenvolver e fazer progredir a arte da comunicação elétrica.
Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial

73 do
Mário
PY2 M X K

TETE AO LADO DO BERÇO E ENXOVAL DE TARSILA