terça-feira, 27 de novembro de 2012

     
 novembro de 2012
Autor do artigo Mário Keiteris PY2 M X K


Informo alguns dados de utilidade frente a interferências intencionais, ofensas, e agressões no radioamadorismo.   
    
Como é sabido, as interferências mal intencionadas são possíveis de serem localizadas tanto sua origem como a procedência, inclusive quando o agressor não imita vos humana.     

Existem indivíduos que se consideram muito expertos em comunicações digitais ou qualquer outro tipo de aparelho para interferir, porem caem em sua própria armadilha, porque hoje em dia qualquer sinal é possível de ser codificado ou decodificado e ou transforma-lo em sinal digital ou de digital para a análogo.        

Codificar um sinal de qualquer transmissor análogo ou digital que seja, não tem importância sempre é possível localizar sua procedência em quadrantes e coordenadas de operação de onde trabalham estes indivíduos e que são registrados em memórias de arquivos digitais e que a qualquer momento que seja requerido é realizada uma busca comparativa mediante escaner e espectrômetros sofisticados pêlos quais obtém-se uma ampla informação do sinal e o código especifico.     
   
Para o radioamador que recebe interferência e que não possui o software e o scaner apropriado, basta ele gravar essa interferência, som, ou palavras em um gravador, telefone, vídeo etc., sejam eles análogos ou digitais, e inclusive não importando se o som da interferência esteja mesclado com vozes do radioamador que esta sendo interferido ou de outros, porque qualquer sinal é possível de ser processado inclusive se é muito débil.      

Alem de que é muito fácil localizar as interferências intencionais  nas cidades pequenas e pouco povoadas, de qualquer maneira este sistema permite localizar estes sinais em cidades grandes e populosas, porque mesmo existindo ainda equipamentos de radioamador existe também o da policia, dos bombeiros, taxistas, ambulâncias e dos Pxistas que podem detectar o sinal com o seu rádio triangulando a origem de uma interferência, e que em geral eles colaboram nestes casos para localizar e denunciar estes indivíduos, e acontece que as vezes o resultado destas investigações demonstra desapontadoras surpresas, já que estas pessoas que dedicam-se a interferir comunicações são pessoas ilibadas e conhecidas na sociedade.      

Já no caso de ofensas verbais, é importante contar com qualquer dispositivo que grave sons e inclusive com aqueles velhos gravadores de vídeo, servem para gravar o vocabulário destas pessoas.      

Com o telefone celular pôr exemplo pode-se enviar o áudio do que esta acontecendo e que servirão de testemunho para as autoridades competentes, pode-se gravar o som no telefone celular ou no gravador de vídeo com som e a imagem da freqüência. Tudo isso serve de prova para ser realizada a denuncia de interferência.  Nos correios eletrônicos dos radioamadores que recebem todos tipos de ofensas e injurias, é de suma importância respaldar estas mensagens que pôr meio de provas legais, ante aos ministérios de comunicações e aos tribunais de justiça, em muitos países já é possível hoje em dia, poder denunciar estes indivíduos mal intencionados.   
   
Inicialmente não é recomendável dar a conhecer publicamente o nome do radioamador ou do clandestino que interfere de forma mal intencionada, justamente porque a grande surpresa é que ela é causada pôr pessoas conhecidas, e mesmo porque o curso do procedimento de uma denuncia contra o interferente  resulte responsável mediante provas e testemunhos, corresponde dirigi-la a policia local para abrir um boletim de ocorrência.  
        
Praticamente a total maioria dos radioamadores que existem no mundo, tem compreendido plenamente o significado do que é o radioamadorismo, e desfrutam este belíssimo Hobby, sem  impedimento, mas, lamentavelmente é possível  saber em casos diligentes e patéticos de indivíduos desequilibrados e que não podem controlar seus  impulsos de agressividade e pôr tanto dedicam-se a interferir nos comunicados irradiados pêlos verdadeiros radioamadores. 
        
 Somente podemos dizer pôr agora, que é inaudito que existam radioamadores que dediquem tempo e infra-estrutura em equipamentos de rádio somente para provocar interferências com mal intenção.    

Alguns indivíduos predizem antecipadamente dizendo que são os operadores da faixa do cidadão que estão interferindo na faixa dos radioamadores, porem com estes comentários querem desvirtuar  a verdadeira realidade, porque a maioria das versões de destacados e antigos radioamadores, nos indicam que a maioria dos casos que tem acontecido no transcorrer dos tempos, nos mostra com muita evidencia, de quem tem provocado conflitos e interferências mal intencionadas no radioamadorismo, são precisamente os radioamadores, e pasmem, todos são prefixados e com licença de radioamador atualizada.

P - Que tipo de interferência efetua este indivíduo que interfere nas bandas de radioamador?
R - Gritando indecências, alternando sua voz de “masculina” para feminina nos comunicados e rodas de conversação dos radioamadores.    
Transmitindo sons de comunicações digitais, transmitindo portadoras de diferentes formas para interferir nos comunicados .         
Para falsear sua identidade, o indivíduo imita vós feminina.    

Nós os radioamadores sabemos em primeiro lugar que esse comportamento não é uma atividade do radioamadorismo e muito menos é de interesse dos radioamadores conhecerem certas tendências do gênero sexual de cada pessoa.     

E isso porque falsificar a identidade de um radioamador é um delito grave e pôr outra parte, o radioamadorismo tem um propósito e um significado muito deferente e diverso de atividades interessantes que realizam, pôr tanto não tem nenhum sentido que estes indivíduos pretenda fazer publica suas tendências ou transformismo ao falar com vós feminina e invadindo as rodas de conversação dos radioamadores, tentando desta forma impossibilitar de quem se trata, confirmando novamente as versões dos radioamadores mais antigos de que estes indivíduos são da própria localidade.       

 Uma das maneiras de identificar a identidade de uma pessoa, é mediante sua vós e para os técnicos, não importa se a vós foi modificada, porque os acentos são tergiversados sempre igual e é identificável.    

A vós o som fonético humano, é como outro tipo de impressão digital, única para cada pessoa. 

Com referencia a portadoras, a forma mais básica é a de efetuar quadrantes de localização do sinal interferente, mediante gravação em qualquer dispositivo que grave sons e imagens procedentes da recepção do radio receptor ou transceptor : celular, gravadoras digitais, computadores etc., toda gravação é um meio de prova, tanto para localizar o indivíduo que interfere, como para efetuar o procedimento de denuncia anotando dia/ano, hora, freqüência, cidade, localidade, sinal em dB da interferência, radioamadores interferidos, tipo de interferência etc.

Comunicações digitais e outros modos, todos os radioamadores sabem, o uso das comunicações digitais e outros modos do radioamadorismo não são em forma massiva.  

Digo, neste caso em particular esses indivíduos caem em sua própria armadilha, encurralado-se, porque a maioria dos radioamadores de cada localidade praticam outras modalidades esporadicamente, e tampouco possuem uma infra-estrutura adequada para todos os modos e, normalmente praticam a fonia.     
  
Existem muitas formas que permitem determinar a procedência da interferência intencional, pôr agora seguiremos acumulando provas para localizar quem interfere.     
 Somente podemos dizer que o relatório, o quadrante, a freqüência, a regularidade interferente, o horário, a data, devem ter mais de 90% de acertos para serem validos.          
 Deveremos sempre agradecer os radioamadores que dedicaram-se em apoiar e ajudar a desmascarar estes indivíduos, com seus relatórios que tenham sido interferidos pelo mesmo sujeito    
    
Faremos um chamado de não ficarmos em silencio ao sabermos de quem dedica-se a interferir nos comunicados de forma mal intencionada.     
  
Se ficarmos em silencio, estaremos de certa forma burlando pouco a pouco o radioamadorismo.   
  
Se ficarmos em silencio, seria como atuar em cumplicidade.    
  
 Nada e ninguém pode justificar, conforme a regulamentação vigente do radioamadorismo e da Lei Civil, que certos indivíduos interfiram as comunicações irradiadas de forma mal intencionada.   

É importante sempre tomar nota das interferências e dos interferentes, nunca contestar  estes indivíduos que estão interferindo.   

 Tomar nota, prestar atenção, gravar a interferência, etc.É aconselhável, que no momento da interferência, não contestar não levar em conta e ignorar pôr completo estes indivíduos mal intencionados, pois é a confusão seu prato predileto.      Segundo opiniões de especialistas no assunto, a provocação destes indivíduos tem pôr objetivo de desconcentrar o radioamador de sua atenção normal que esta desenvolvendo em um momento de plena atividade radioamadoristica, e a estes indivíduos, em conseqüência interessa esse desequilibro, pelo agressor provocado, onde este não suporta que ele não tem condições de fazer o que o radioamador faz, é pela inveja, que vem a infernizar a atividade dos verdadeiros radioamadores.  

É como dizer estes agressores pôr diversas circunstancias do tipo psicológico, não conseguem falar de forma normal e desfrutar profundamente o momento como fazem os radioamadores normais, são de poucas amizades, e é raro escuta-los em fonia  exteriorizando-se em temas de conversação, seus comunicados em fonia são esporádicos, e as vezes ninguém os contesta porque já são conhecidos. 

Ainda segundo especialistas, as psiques e estados mentais destes indivíduos, em muitos casos, e freqüentemente são muito severos e inclusive perigosos para a sociedade, porque são indivíduos que em momentos que estão provocando tal conduta possuem um alto grau de agressividade criminal de alto perigo para a sociedade.

Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial.

73 do
Mário
PY2 M X K
   

CRAM TV 21 - FENARCOM 2012 + JANTAR D-STAR