terça-feira, 12 de março de 2013

PROJETO ICARO III

Projeto Ícaro III

Com o apoio do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista (IPMet - UNESP),  radioamadores planejam lançar, no dia 17 de Março de 2013 às 9h00, a terceira versão do balão estratosférico do projeto educacional Ìcaro. 

O balão transportará até a estratosfera, a uma altitude aproximada de 30 km, uma radiosonda meteorológica, um repetidor de FM de banda cruzada com entrada em UHF (437,600 MHz com subtom de 123 Hz) e saída em VHF (144,330 MHz), e um beacon de CW na banda de 10m (28,218 MHz). 

O projeto Icaro foi concebido por Demilson Quintão, PY2UEP, e tem como objetivo central fomentar a experimentação tecnológica em alta altitude e incentivar o interesse por ciência e tecnologia entre radioamadores, radioescutas, estudantes e sociedade.

Na sua terceira edição, o Projeto Ícaro continua despertando o interesse dos radioamadores. A participação pode acontecer de várias maneiras: desde a mera radioescuta das transmissões, a participação ativa nos comunicados através do repetidor, através do contato com as estações coordenadoras e/ou decodificando os dados da radiossonda embarcada no experimento. Radioamadores e radioescutas de vários estados brasileiros vão poder participar do evento. 

Será emitido um diploma de participação para todos que efetuarem um contato com uma das estações coordenadoras e/ou que enviarem o log de recepção do beacon de 10m para py2uep@gmail.com com o assunto: LOG ICARO III . A relação com as estações coordenadoras será divulgada em breve no site oficial: http://projetoicaro.qsl.br

Execução e segurança

O local do lançamento será a partir do IPMet - UNESP, campus de Bauru-SP, previsto para o dia 17/03/2013 a partir das 09h00 (12h00 UTC), dependendo das condições meteorológicas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s.

O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 3 a 4 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).

Nos dias que antecederem o lançamento, os coordenadores do projeto realizarão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso o lançamento não seja possível no dia previsto, uma nova data será agendada. 

Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, os coordenadores do projeto realizarão uma reunião 12 horas antes do horário previsto para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.

Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelos órgãos do controle do espaço aéreo brasileiro Cindacta I (Brasília) e Cindacta II (Curitiba) durante todo o vôo.

Além da radiossonda e dos equipamentos de radioamador, o vôo contará com paraquedas e refletor passivo de radar.

Responsáveis

Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo: 
Demilson Quintão, PY2UEP
Coordenação Educacional e Radioamadorística: 
Demilson Quintão, PY2UEP
Edson W. R. Pereira - PY2SDR
Engenharia e Realização: 
Demilson Quintão - PY2UEP
Hamilton Horta - PY2NI
Edson W. R. Pereira - PY2SDR

Entidades, organizações e grupos envolvidos na divulgação

IPMet - UNESP – Bauru-SP
CRAM – Clude dos Radioamadores de Americana
LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão
ARHAB - Amateur Radio High Altitude Ballooning

Maiores Informações

Site oficial do projeto: http://projetoicaro.qsl.br