segunda-feira, 13 de março de 2017

LABRE-SP REPRESENTA OS RADIOAMADORES NA ANATEL-SP

No dia 8 de março de 2017 uma comissão formada pelos labreanos Rubens Bergamasco – PY2PU e Pedro Niccolini – PY2DEL, Presidente e Vice-Presidente respectivamente da Diretoria Executiva, Marcelo Motoyama – PY2FN, Presidente do Conselho Estadual, Walter Caviccioli – PY2IAY, Diretor Administrativo e Financeiro e Wilson Lasmar Neto – PY2XN, Diretor da PY2AA, foi recebida pelo Gerente Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) Sandro Almeida Ramos.
A reunião foi pautada pelas diversas demandas existentes no atendimento aos radioamadores e candidatos a obterem a Licença e o COER.
Em três horas de reunião, foram abordados os problemas de utilização indevida do espectro por pessoas não licenciadas e a escassez no número de vagas para ingresso e promoção de classe dentre outros.
Após longo debate e exposição dos motivos que ensejam a necessidade de um maior número de provas, ficou pactuado com a Anatel a realização de provas no horário comercial com 24 (Vinte e Quatro) vagas semanais, totalizando 96 (Noventa e Seis) vagas mensais pelos próximos 08 (oito) meses. Essas vagas poderão servir os candidatos da capital e região metropolitana.
Com relação às provas a serem realizadas no interior, o Gerente Regional informou que não há recurso material para a realização das mesmas, sendo vetado qualquer tipo de ajuda aos servidores públicos daquela agencia. Contudo, para suprir o anseio de provas para os interioranos, a Labre-SP se dispôs a conseguir na Capital, local adequado para realização de 03 (Três) provas com 150 vagas cada entre os meses de maio e novembro. Com essa alternativa, os candidatos do interior poderão organizar-se e inscrever-se para a sabatina de ingresso e promoção.
Com o compromisso firmado entre a Labre-SP e a Anatel, erguemos o número de vagas para 1.200 (Um Mil e Duzentas), motivo de grande satisfação para nossa Associação.
Sempre lutando pelos associados e por toda a categoria a Labre-SP já tem novas demandas agendadas para serem discutidas na Agencia Nacional de Telecomunicações tanto regional como na Federal, onde já ha um agendamento ainda não confirmado para importantes demandas a serem também por aqui divulgadas e comentadas.
Fiquem atentos à abertura das vagas no site da Anatel e no site da Labre-SP
Se você é do interior, organize sua caravana para capital e aproveite para visitar a Labre-SP e a estação da PY2AA, podendo ainda tirar fotos na cadeira de operação.
Conheça também nossa estação de energia solar e de modo rápido e simples aprenda como montar uma estação 100% movida a energia solar como a que mantém um TS-2000 na nossa sede.

PRIMEIRAS FOTOS MAQUINA DIGITAL CANON POWER SHOT ELPH135 16 MEGAPIXELS







FLORES DO JARDIM DE CASA

Comunicado sobre a faixa dos 60 m no Brasil

A LABRE, Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, diante da recente aprovação do uso da nova faixa dos 60 metros (5,3 MHz) no Uruguai e outros países, recebeu questionamento de seus associados se os radioamadores no Brasil também estão autorizados utilizar esta nova faixa.
A LABRE informa que a faixa dos 60 m NÃO está autorizada para uso dos radioamadores no Brasil. Qualquer radioamador em território brasileiro que transmitir nessa faixa estará sujeito a denúncia e fiscalização.
A LABRE, junto a IARU (União Internacional de Radioamadorismo) e administração brasileira, atuaram internacionalmente na CITEL (Comissão Interamericana de Telecomunicações) e na UIT (União Internacional de Telecomunicações), logrando sucesso na CMR-15 (Conferência Mundial de Rádio de 2015) para que a faixa fosse indicada em caráter secundário em escala global aos radioamadores.
No entanto as normas internacionais precisam ser nacionalizadas, ou seja, não basta a UIT ou outras nações terem aprovado o uso da faixa para radioamadorismo: é necessário que o Brasil, através da Anatel, atualize as regulamentações nacionais para autorizar o uso da nova faixa em nosso país.
No passado ocorreram operações pontuais durante a fase experimental que antecederam a CMR-15, envolvendo legislações sobre uso experimental e temporário do espectro.
A LABRE já realizou várias reuniões com a Anatel em Brasília para que a agência atualize a Resolução 452, o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências pelo Serviço de Radioamador, de maneira que ele acomode o uso regular da faixa dos 60 m pelos radioamadores, entre outras demandas.
Atualmente as propostas estão em análise no Conselho Diretor da Anatel para que sejam liberadas em Consulta Pública.
Portanto o radioamador deve sempre seguir as normas vigentes do país onde desenvolve sua operação. No Brasil os radioamadores devem seguir a Resolução 452, Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofrequências pelo Serviço de Radioamador, e a Resolução 449, Regulamento do Serviço de Radioamador (links abaixo). Ambas NÃO permitem a operação dos radioamadores na faixa dos 60 m em território brasileiro.
A LABRE segue ativa na defesa do radioamadorismo brasileiro e seu grupo de trabalho em Gestão e Defesa Espectral (LABRE/GDE) continua acompanhando todo o processo.
Esse trabalho necessita de sua participação, apoio e colaboração para que ele seja mantido, incrementado e fortalecido. Seja um associado da LABRE. Para maiores informações visite: http://www.labre.org.br e http://www.radioamadores.org
LABRE/GDE, 12 de março de 2017. 
http://www.facebook.com/labregde