terça-feira, 5 de outubro de 2010

COMO SURGIU O RADIOAMADORISMO



Uma das grandes contribuições dos radioamadores no desenvolvimento das comunicações foi haver provado de que as ondas curtas eram úteis para conseguir transmissões de rádio.
Pôr outro lado, o desenvolvimento atual da tecnologia também tem o invólucro do radioamadorismo.
O barateamento dos componentes eletrônicos, a fabricação de equipamentos industrializados a baixos custos e a incorporação de novas tecnologias, tem desenvolvido novos modos e formas de comunicação.
Tal é o caso das comunicações via satélites de radioamadores, modos digitais como o RTTY, o Packet Radio, a televisão de varredura lenta e varredura rápida são apenas alguns exemplos deste desenvolvimento e foi incorporado pêlos radioamadores.
Vale a pena mencionar que os primeiros satélites não oficiais lançados ao espaço foram desenhados e fabricados pêlos radioamadores.
No caso citado vem a serie OSCAR (Orbital Satélite Carrying Amateur Radio), o satélite orbital para o uso dos radioamadores.
No começo muitos radioamadores se formaram nesta disciplina, pelo simples interesse da escuta das transmissões longínquas, de emissoras que transmitem na denominada banda de onda curta e que tem em quase a totalidade dos países do mundo, as quais podem ser escutadas com receptores bastante simples do tipo industrializado.
Estas pessoas, que podem destinar horas de seu tempo escutando emissoras de outros países e tratando de identificar estes países não são radioamadores e sim denominados radio-escutas.
Pôr ultimo, e não menos importante o interesse pelo radioamadorismo não tem limitações de idade, sexo, raça, religião, político, ocupação profissional, ou nível social.
Pode-se apontar entre os radioamadores, pessoas de qualquer profissão e classe social, desde Reis e pessoas do governo ate empregados rurais ou trabalhadores comuns.
Estabelece-se assim através da comunicação amizades duráveis que podem durar a vida toda.
Os radioamadores são uma grande família, uma fraternidade universal.
A esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial,
73 do
Mário
PY2 M X K