sexta-feira, 30 de julho de 2010

ANTENA YAGI OWA 8 ELEMENTOS BY PU2OKE



Iniciei experimentos na confeccção artesanal da antena Yagi modelo Owa, otimizada, Polarização Vertical. A Foto demonstra uma antena Yagi Owa semi-acabada, Gondola de 2.30 cm, ajustada para 144500 mhz.

TUTORIAL: ANTENA VHF YAGI/OWA

A antena OWA é uma Yagi otimizada especificamente para apresentar uma banda passante mais larga possível, ou seja, para manter uma ROE baixa numa banda de freqüências mais larga possível.

Essa banda larga é conseguida ao custo de uma ligeira redução de ganho, mas que é largamente compensada pelo fato de que a antena, apresentando diretamente uma impedância de irradiação de 50 ohms, não precisa de nenhum tipo de adaptador de impedância com gamma match, delta match, etc.. e que sempre introduzem uma certa perda e tornam o conjunto mais seletivo (menor banda passante).

O elemento radiante da OWA é um simples dipolo aberto, o que facilita muito a sua construção. A principal característica construtiva da OWA é o fato do primeiro diretor ficar muito próximo do elemento radiador. É claro que a posição e tamanho dos demais elementos, principalmente o refletor, também são importantes no projeto da OWA.

Outra vantagem da OWA é que não precisa de balun, que teoricamente seria necessário, mas cuja ausência não teve efeito nenhum no comportamento das diversas antenas que já montei e testei.

Pode ser usado um balun feito com o próprio cabo, enrolando-o em algumas espiras, próximo ao ponto de conexão do dipolo, ou ainda o balun linear tipo bazooka, como descrito no handbook ARRL, que não introduzem perda.

Créditos:http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/owa.htm

Mais informações sobre o assunto:

http://www.g0ksc.co.uk/