domingo, 8 de novembro de 2009

ONDAS SUBAQUATICAS E ONDAS SUBTERRANEAS

Aqui e agora vou falar da propagação das ondas de rádio completamente ignoradas pêlos radioamadores, haja visto que as mesmas não fazem parte das conversas nas rodadas nos 40 metros pêlos radioamadores.
Estou falando das ondas de rádio que penetram na água e abaixo da superfície terrestre, assim as categorias de Muito Baixa Freqüência (VLF), Super Baixa Freqüência (ULF), Extremamente Baixa Freqüência ELF), são aplicadas para diversos serviços.
Nestas categorias os sinais de rádio já podem atravessar a água salgada e penetrar abaixo da superfície terrestre, inclusive rochas, somente são muito atenuadas onde existe minério de ferro.
O espectro ELF é a mais baixa freqüência de rádio com algum uso prático, sendo incapaz de transmitir voz só carregando informação codificada em forma binária simples como código Morse no entanto, pôr causa de seu enorme comprimento de onda ela consegue atravessar o solo ou a água praticamente sem sofrer interferências ou perdas no sinal.
Esta característica mostrou-se uma alternativa capaz de prover comunicação com submarinos ou em minas e túneis.
As ondas eletromagnéticas são atenuadas de maneiras diferentes pôr diferentes materiais, dependendo da freqüência das mesmas.
A luz pôr exemplo, atenua-se muito pouco no ar, já na água um pouco mais, e bastante em qualquer outro material não transparente.
Como norma geral, a penetração das ondas eletromagnéticas diminui com a freqüência.
Assim o Sol e o Céu ficam avermelhados no entardecer e no amanhecer, porque os raios do Sol passam sobre a superfície da terra paralelamente naquela área, e a luz solar deve atravessar uma quantidade muito maior de ar, de forma que o espectro da luz vermelha (a de menor freqüência de todas), e é a única que nos chega bem.
Existem exceções sim, como a dos Raios X, que sendo de freqüência superior da luz visível, atravessam os materiais brandos, porem na maioria dos casos, pode-se dizer com segurança que, diminuindo a freqüência, aumentamos a penetração da onda.
Isto também aplica-se as transmissões de rádio.
Pela experiência cotidiana, sabemos que as ondas de rádio são capazes de atravessar paredes, vidros etc., porem ate certa grossura.
Dentro de um edifício em um apartamento de qualquer andar, nossos equipamentos móveis continuam dando cobertura, portanto, se descermos para o sub solo, ou adentrarmos em um subterrâneo perderemos o contato com a superfície.
Também sabemos que as ondas eletromagnéticas não se dão muito bem para atravessar metais.
Se entrarmos em um elevador, na maioria dos casos nosso equipamento móvel perderá sua cobertura.
Isto é devido que as ondas eletromagnéticas se atenuam muitíssimo ao intentar atravessar um material condutor de eletricidade, como o metal e a água salgada.
Bom isso tudo nos já sabíamos, para que tanta explicação?
Pois porque como foi dito antes , ao diminuirmos a freqüência aumentamos a penetração da onda.
É possível comunicar-se mediante uma transmissão de rádio com alguém dentro de uma mina ou dentro de um submarino, porem para isso devemos utilizar freqüências muito, muito baixas.
Assim, temos a categoria de Muito Baixa Freqüência (VLF de Very Low Frequency), que se encontra compreendida entre os 3 e 30 KHz., esta onda eletromagnética pode atravessar dezenas de metros na água salgada, abaixo da superfície do mar.
Já a situação melhora na categoria de Ultra Baixa Freqüência (ULF) (Ultra Low Frequency), entre os 300 e 3000 Hz, e pode ser utilizada para se comunicar com o interior de minas, túneis etc..
Temos ainda as seguintes categorias, de Super Baixa Freqüência (SLF), de Extremamente Baixa Freqüência (ELF), entre os 3 e 30 KHz., (Extremely Low Frequency), apesar de que à autores que considere que a categoria do ELF chegue aos 300 Hz., incluindo assim o SLF.
Nestas categorias os sinais de rádio já podem atravessar centenas de metros na água salgada e abaixo da superfície da terra, inclusive atravessa rochas, e dentro das minas ou túneis consegue-se uma comunicação excelente.
Os usos oficiais destas freqüências estão relacionadas a comunicação com submarinos submersos e mapeamento das estruturas subterrâneas.
As ondas ELF viajam bem através do sub solo e da água salgada, desta maneira são apropriadas para o propósito.

CURIOSIDADE :

Os Estados Unidos mantiveram duas estações de transmissão uma na Floresta Nacional de Chequamegon-Nicolet em Wisconsin e na floresta Estadual do Rio Escanaba em Michigan.
Com a indústria bélica em alta e financiamento governamental foram enterrados nestas florestas cabos com até 45 km de extensão cada para servirem de antena, além da utilização da rede elétrica como enormes antenas, mas logo as limitações da tecnologia se tornaram evidentes.
Alguns radioamadores gravam as ELFs do campo magnético terrestre e então as reproduzem numa maior velocidade, logo numa maior freqüência, tornando possível escutá-las.

NOTA : Este texto foi extraído do livro ABC dos FENÔMENOS da PROPAGAÇÃO das ONDAS de RÁDIO de minha autoria.


Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial,

73 do Mário
PY 2 M X K

Escreveu Mário Keiteris – PY2 M X K
Radioamador veterano e escritor .