sábado, 21 de janeiro de 2012

Ministro Achava que Radio-amadores Estavam Extintos

http://www.dxbrasil.net/wp/artigo/ministro-achava-que-radioamadores-estavam-extintos/

Lobby contra eletrônicos chineses nas ondas


Eles sobreviveram à popularização dos celulares e da internet e usam sua influência para continuar praticando um hobby quase esquecido no País.
Grandes executivos lideram um destemido grupo de cerca de 34 mil radioamadores brasileiros, que mantém sob seu controle diversas faixas do espectro eletromagnético para transmissões experimentais.


Basicamente, eles se dividem em dois grupos. O primeiro, mais conservador, transmite de casa tentando contato com colegas dos mais diversos locais do planeta. O segundo grupo, no geral composto por entusiastas mais jovens e aventureiros, busca transmitir de locais remotos, seja do coração de florestas em ilhas distantes ou do topo de montanhas quase inacessíveis.

E agora esse exército oculto tem uma nova missão: barrar a entrada de eletrônicos chineses no Brasil que, por sua má qualidade técnica, como alegam, causam interferência nas transmissões. Lâmpadas, liquidificadores, rádios e até semáforos com peças asiáticas estão na mira do lobby radioamador.
Uma comitiva de empresários praticantes da atividade esteve reunida este mês com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para apresentar suas queixas em relação aos ruídos no espaço de rádio brasileiro.
"As pessoas não sabem, mas até mesmo suas TVs e rádios funcionam mal por causa dessas interferências.
Não é o sinal que é ruim, a culpa às vezes é da lâmpada de casa", disse, após o encontro, o radioamador Atilano Sobrinho, presidente da Iesa, companhia que fornece boa parte dos equipamentos utilizados na hidrelétrica de Belo Monte.

http://tribunadonorte.com.br/noticia/lobby-contra-eletronicos-chineses-nas-ondas/210430
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MATÉRIA NO JORNAL
O ESTADO DE SÃO PAULO

Brasília, 30 de janeiro de 2012.

A respeito da matéria “Radioamadores fazem lobby contra eletrônico chinês” publicada no jornal O Estado de São Paulo no dia 29 de janeiro de 2012, a LABRE, Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, esclarece:

1 – A reuniões ocorridas no dia 18 de janeiro de 2012 com o governo federal e entidades do setor de radiodifusão ocorreram institucionalmente com a LABRE e não com um grupo de empresários ou empresa em específico. A LABRE desde 1934 é a entidade de representação nacional dos radioamadores, integrada à IARU, União Internacional dos Radioamadores.

2 – Nos encontros foram discutidos temas administrativos e de defesa espectral concernentes ao interesse dos radioamadores, portanto não foram tratados quaisquer assuntos de ordem comercial ou exercício de "lobby". Tratou-se, como em tantas outras oportunidades passadas, uma de atividade de representação social e tecnológica legítima de um serviço de telecomunicação sem finalidades pecuniárias, reconhecido pela UIT, União Internacional de Telecomunicações, a exemplo do que ocorre em diversos países com instituições congêneres.

3 – Em hipótese alguma ocorreu em nossas reuniões depreciação relativa às origens geográficas de eletroeletrônicos. O que defendemos com firmeza é que os produtos – independente se nacionais ou importados – respeitem normas restritivas de emissividade dentro do conceito de compatibilidade eletromagnética para que o espectro, um bem público, seja plenamente utilizável como previsto aos serviços licenciados de rádio.

4 – A LABRE permanece à disposição da imprensa, da indústria eletroeletrônica e da comunidade para demais esclarecimentos, sugestões, parcerias e voluntariado para o fortalecimento do radioamadorismo, atividade de natureza educacional, tecnológica e de utilidade pública.

Assessoria de Imprensa LABRE

LABRE Nota 2012-01

30 de janeiro de 2012