quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Em tempos de GPS, radioamador ainda faz a diferença

Milhares de pessoas abrem mão dos modernos aparelhos de comunicação para seguir com seus rádios transceptores e antenas

CAMILA PATI
Da Redação



Hoje em dia qualquer um fala com qualquer outro em qualquer lugar do planeta. Em tempos de celular, internet, messenger e GPS, o radioamadorismo pode parecer coisa do passado. Mas não é.
Em todo o mundo milhares de pessoas ainda abrem mão dos modernos aparelhos de comunicação para seguir com seus rádios transceptores e antenas.
Por meio da captação e transmissão das ondas eletromagnéticas (ondas hertezianas) feitas por antenas próprias ligadas às suas estações, os radioamadores conseguem se comunicar com todo o mundo desde o começo do século passado.
Embora possa parecer que os radioamadores estão na contramão da pós-modernidade, é sabido que em caso de catástrofe suas estações de radiodifusão podem vir a se tornar o único sistema de comunicação disponível entre o local de emergência e o restante do mundo.
"Se ocorrer pane em todos os outros sistemas o que sobra é o nosso.
Em caso de emergência ou de conflito as estações dos radioamadores podem ser requisitadas pelas Forças Armadas", explica o radioamador guarulhense Hélio Polilo.
Ele faz parte da diretoria do GSU (Grupo Sempre Unidos), o clube de radioamadores da cidade que este ano completou 26 anos.
"O nosso clube é voltado pra unir o radioamadorismo e para fazer filantropia. Temos sede própria, com 200 associados ligados de alguma forma ao radiomadorismo", explica o presidente do GSU, Márcio Gobe.
Com sede social na Vila Barros, o GSU, em convênio com o poder público, distribui leite para famílias da região.
"Atualmente são 150 mães que estão no programa", diz a diretora social do GSU, Cecília Barranco.
O GSU também tem uma sala onde podem ser oferecidos cursos de radioamadorismo e telegrafia.
Nos anos 90, auge do radioamadorismo segundo Gobe e Polilo, Guarulhos chegou a contar com 285 radioamadores ativos no município.
"Devido à facilidade das comunicações, o número de radioamadores diminuiu muito", diz Polilo. Ele, Gobe, Wagner Dabarian, Oswaldo Nardini e José Campos de Souza formam o grupo atual de radioamadores ativos de Guarulhos.
Este último, o Campos, ou "Campinho" para os íntimos, é o radioamador em atividade mais antigo da cidade.
Com 86 anos, Campos se dedica ao radioamadorismo há 56 anos, e desde 1975 tem sua estação em Guarulhos.
Durante todo esse tempo em atividade "Campinho", hoje funcionário aposentado da secretaria estadual da Fazenda, participou de várias situações nas quais sua ajuda via rádio foi fundamental.
A mais importante delas aconteceu durante o temporal que atingiu a cidade de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, em 18 de março de 1967.
A cidade ficou isolada do resto do mundo, destruída - sem luz, água e telefone - e com milhares de desabrigados.
Quem primeiro conseguiu estabelecer contato, no meio do colapso de todos os aparelhos de comunicação existentes, foi um radioamador, Tomás Camaris Filho.
Com sua estação de rádio, Filho pediu socorro para a cidade de Santos, também no litoral paulista e explicou a situação. Nos dias que se seguiram, Campos foi mandado de helicóptero até Caraguatatuba, a pedido do governador do estado naquela época, Roberto de Abreu Sodré. Juntos, Filho e Campos ajudaram nas comunicações por meio da estação de rádio instalada na casa de Filho.
Desde então Campos tornou-se uma das lendas vivas do radioamadorismo brasileiro.
Quem quiser seguir o exemplo de Campos e se tornar um radioamador deve obter o Coer, Certificado de Operador de Estação de Radioamador.
Para instalar uma estação de radioamador em casa também é preciso ter uma licença. Ambas são expedidas mediante provas sobre conhecimentos da legislação pertinente ao tema e conhecimentos técnicos de radioeletricidade e telegrafia.
As provas são realizadas pela Labre - Liga de Radioamadores Brasileiros - por meio de um acordo firmado entre o Ministério das Comunicações e a entidade. "Com a ajuda de um radioamador mais experiente ou de uma associação de radioamadores o ingresso fica mais fácil". Para mais informações, o GSU fica na Rua Padre Claúdio Arenal, número 600, Vila Barros.
O pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por rádio) foi um padre brasileiro. Roberto Landell de Moura (1861-1928). Considerado o patrono dos radioamadores do Brasil, o padre Landell realizou experiências a partir de 1892 e 1893, em Campinas e em São Paulo.
Transmitiu voz por ondas eletromagnéticas utilizando equipamentos de rádio patenteados no Brasil em 1901 e em 1904 nos Estados Unidos. É considerado também o inventor do telefone sem fio.
Infelizmente não teve estímulo nem apoio para seus experimentos no Brasil. Por falta de incentivo e patrocínio foi obrigado a largar seus experimentos, logo em 1905, depois que o governo brasileiro não dar ouvidos ao padre que dizia que poderia revolucionar a comunicação. Até hoje há quem considere que o inventor deste sistema de comunicação seja o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), que na verdade é o inventor do telégrafo.
O principio O pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por rádio) foi um padre brasileiro. Roberto Landell de Moura (1861-1928). Considerado o patrono dos radioamadores do Brasil, o padre Landell realizou experiências a partir de 1892 e 1893, em Campinas e em São Paulo. Transmitiu voz por ondas eletromagnéticas utilizando equipamentos de rádio patenteados no Brasil em 1901 e em 1904 nos Estados Unidos.
É considerado também o inventor do telefone sem fio. Infelizmente não teve estímulo nem apoio para seus experimentos no Brasil.
Por falta de incentivo e patrocínio foi obrigado a largar seus experimentos, logo em 1905, depois que o governo brasileiro não dar ouvidos ao padre que dizia que poderia revolucionar a comunicação. Até hoje há quem considere que o inventor deste sistema de comunicação seja o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), que na verdade é o inventor do telégrafo.
Glossário

O mundo do rádio e dos radioamadores tem uma série de códigos, como o "código internacional Q" e palavras específicas, confira alguns termos:

UHF: frequência ultra elevada
VHF: frequência muito elevada
Rodada: comunicado em conjunto, conversa em grupo
QRA: nome da estação
QRG: frequência
QRM: interferência
QRV: estou à disposição
QRX: aguarde
QTH: endereço da estação do radioamador
QTR: horário
QTC: mensagem
QSO: conversa; comunicado; contato
QSL: ok, confirmado, tudo entendido

Link Original:
http://www.diariodeguarulhos.com.br/jornal/dgnews/jornal/materia.jsp?id=8442&ca=33

TETE COM FLORES, NO PRIMEIRO MÊS DE GRAVIDEZ


VISITA DE PU2STK NETO E BATATINHA , APOS RETORNAR DE ISRAEL