sábado, 26 de janeiro de 2013

PAIXÃO EM SER RADIOAMADOR



 Autor do artigo: Mário Keiteris- PY2 M X K    -     Radioamador Veterano e Escritor      -         janeiro/13


O radioamadorismo, têm a mesma origem das comunicações por rádio, é uma das atividades mais desenvolvidas no mundo inteiro por sua expansão geográfica e pela quantidade de pessoas que exercem esta atividade, mais agora, com o importantíssimo desenvolvimento da eletrônica destas últimas décadas.
Desde os pioneiros do rádio, Hertz, Padre Landell de Moura, Marconi, e outros, o desenvolvimento do rádio começou a estabelecer-se de um modo amadorístico, pela investigação em uma parte da ciência da física até então desconhecida.
Foram estes físicos inicialmente, os primeiros radioamadores cujos desenvolvimentos deram o ponto de partida a outras aplicações do tipo comercial, militar, etc.
Ao lermos a vida de Marconi vemos em seus trabalhos o esforço e o espírito de um verdadeiro  radioamador.
A construção permanente de transmissores, receptores, antenas, que em muitos casos apresentaram-se fracassados e em outros acertados esse trabalho incansável fizeram lograr seus objetivos.
Foi em 12 de dezembro de 1901 quando foi conseguida a primeira comunicação intercontinental da história.
Estes descobrimentos despertaram um grande interesse no mundo inteiro e no público em geral, aparecendo paulatinamente novos investigadores alem de grande interesse por parte dos governos, já ao redor do ano de 1912 existia um grande número de estações de rádio oficiais.
Se nos restringirmos a definição estabelecida por lei: o que é o radioamador? poderemos dizer que é "Uma pessoa devidamente autorizada e que se interessa pela radio técnica em caráter exclusivamente individual, sem fins lucrativos e que se realiza com sua estação atividades de instrução, de intercomunicação, e estudos técnicos".
Claro que esta definição, como em geral ocorre com elas, não abrange tudo o que é um radioamador e nem mesmo o simboliza.
O mais importante adiante de todos esses pontos da definição por certo é real que o radioamadorismo é uma atividade que a converte em um serviço para a comunidade.
Não é demais dizer, a quantidade de vezes que os radioamadores intervém com suas estações e equipamentos, desde que convocados ou não, prestam um serviço em situações de emergências, catástrofes, e outras necessidades onde as comunicações tradicionais cessam ou não se pode contar com elas.
Destacamos aqui, que a atividade radioamadorística não é simplesmente um hobby, mas um serviço, em que o radioamador põe à disposição seus equipamentos e seus conhecimentos, para serem utilizados pela comunidade, é por esta razão, e por causas de interrelacionar-se com outros tipos de telecomunicações, o que lhe permite uma lei da nação.
Desde seu início o radioamadorismo tem colaborado em muitos campos e sobre todos em casos de desastres como: furacões, tormentas, inundações, terremotos, acidentes aéreos, ferroviários, e calamidades de todo tipo onde as comunicações regulares foram suspensos por estes mesmos desastres.
Muitas pessoas no mundo devem sua vida ao radioamadorismo já que por seu meio foi conseguido remédios e ajudas médicas en lugares remotos divido a agil comunicação entre os radioamadores.
Também colabora nas circunstâncias onde as comunicações comerciais não chegam, é o caso de locais longínquos, rurais, áreas de fronteira, parques nacionais, etc.
O mesmo ocorre em eventos de diferente tipo onde é necessário colaborar com comunicações tanto por meio de estações fixas ou móveis, onde tão pouco existem a facilidade de comunicação do tipo comercial, e muitas vezes sem energia elétrica.
Ultimamente, com o amplo desenvolvimento da Internet que está proporcionando aos radioamadores uma nova via para compartilhar invenções e experiências, assim como um fluxo ilimitado de informação sempre imprescindível para desenvolver ao máximo as capacidades deste interessante amadorismo.

Autor do artigo: Mário Keiteris - PY2 M X K

Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial       
73.