segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rádioamadorismo e homologação...silêncio

Ola a todos,

Pela primeira vez entro na lista para me apresentar e participar de alguma maneira. Estou em fase longa de estruturação da minha estação visando DX e sobretudo desenvolvimento dos contatos via CW. Para tanto, hoje aos 40 anos posso enfim, depois de um jejum de 15 anos sem ter condições de ser rádio amador por questões financeiras - estudava apenas, montei minha estação com um TS-940,vhf, ht, antena DIEX 10-80 etc...(So falta colocar a antena no alto).

Surpreendo-me com a posição da ANATEL com relação à homologação dos rádios.Antes o PLC, agora o processo individual de homologação.
Numa conjuntura internacional envolvida em um recrudescimento bélico da América latina, principalmente na fronteira norte do país; nas atuais tragédias naturais que acometem principalmente Santa Catarina e finalmente na organização nacional da RENER onde a secretaria nacional de defesa civil reconhece o papel estratégico da atividade radio-amadora a atividade será sufocada pelo processo de homologação e os custos envolvidos somando-se aos elevados custos de importação de equipamentos.

Cabe ao país com suas dimensões o estímulo ao desenvolvimento e integração em comunicações que não sejam obrigatoriamente vinculadas as atividades de transnacionais de comunicações, pelo caráter estratégico e para não cairmos em semelhança tal qual a atual situação do Congo comforme apresentado recentemente pelo Jornal Le Monde Diplomatique - Brasil.

Cabe às forças armadas que atualmente estão em caráter de reestruturação bélica frente aos problemas fronteiriços com relação a ambição internacional pelos recursos naturais e da biodiversidade, o apoio aos rádio amadores neste momento reconhecidamente singular e nunca antes experimentado.Eticamente e democraticamente os rádio-amadores deveriam aproveitar seu domínio em um instrumento estratégico e de alcance mundial para alertar ao mundo as pressões que recebem fantasiadas de legalidade mas que no fundo é um desestímulo à continuidade do serviço.

Será nosso futuro à elitização do serviço onde somente aqueles que detêm recursos financeiros elevados serão os poucos a desenvolverem a atividade radio-amadora tão massacrada pelas atuais tecnologias populares de comunicações?

Teremos que nos calar frente ao atual política das telecomunicações claramente dominada por por interesses internacionais e de grandes conglomerados que conseguiram na contramão da história aprovar o PLC apesar de todos os estudos existentes?

Aos companheiros de DX iniciantes, àqueles que vislumbram executar um serviço digno de reconhecimento civil e, como eu lutam como poucos para ter recursos financeiros cuja finalidade seja a instalação de uma estação, principalmente os veteranos campeões e, àqueles cuja história se mistura com a própria história do rádio, que entremos em silêncio como resposta a atual política de telecomunicações e, principalmente à política governamental de desistímulo ao serviço.

Entremos em silêncio para não executarmos o serviço com assuntos polêmicos como a lei assim determina;
Entremos em silêncio para que a comunidade internacional perceba o caminho lento que muitos ignoram por poder pagar as altas taxas que se somarão em homologar todos os rádios da estação;
Entremos em silêncio em semanas ou meses determinados apenas veiculando uma nota sobre esta situação;
Entremos em silêncio para um esforço de mobilização nacional independente de políticas de órgãos representativos ou eventos nacionais;
Entremos em silêncio para mostrarmos que não estamos compactuando com uma norma antidemocrática;
Entremos em silêncio para mostrarmos à sociedade que existimos e que assim não for preferimos o fim do serviço do que assinarmos um reconhecimento de usurpação financeira que foi implementado para um serviço que pela sua finalidade é de utilidade pública e com sem fins lucrativos;
Entremos em silêncio por fim, pela dignidade e pelo direito à cidadania.

Agradeço aos que leram,
Peço desculpas a quem incomodei,
Fico feliz pelos que entenderam,e me fortaleço com aqueles que se juntarem.

Renato Barcellos
PU1RGS