sábado, 26 de novembro de 2011


Antes da Internet e dos telefones inteligentes, os radioamadores já estavam falando, provando, e compartindo durante décadas.

Porem apesar dos serviços comerciais o radioamadorismo continua atraindo as pessoas de todo o mundo proporcionando comunicações internacionais de forma gratuita. E devido a não necessitar de uma infra-estrutura de apoio preestabelecida, e a sagacidade destes radioamadores os fazem comunicar-se com amigos de todo o mundo e também do espaço.

Os radioamadores tem sido lideres para o desenvolvimento de modernas maravilhas eletrônicas e de comunicações.

Hoje, os cidadãos da terra, quando pensam em aparelhos sem fios, somente vêem o onipresente telefone móvil.

Porem esta tecnologia somente foi possível graças ao trabalho incansável e pioneiro nas tecnologias de rádio e quem primeiro o fizera foram os radioamadores. Muitos dos lideres em engenharia eletrônica realizaram experimentos como radioamadores, e que lhes serviram para desenvolver aplicações que combina computador com rádio. Os radioamadores podem ser “amadores” no sentido de não receberem compensação pelo que fazem, porem suas habilidades e sua contribuição ao mundo são de primeira ordem. Ao par no sentido de que os radioamadores tem sido noticia na imprensa escrita e falada; inclusive no vídeo ao longo destes últimos 100 anos por serviços prestados em comunicações de emergência nos casos de catástrofes, onde já salvaram muitas vidas humanas, uma grande parte de suas atividades baseia-se em contatos excitantes com zonas remotas do mundo, conhecendo de primeira mão outras formas de vida e costumes provando diferentes métodos para fazer contatos com o rádio por todo o mundo.

A rede social criada e mantenida pelos radioamadores continua crescendo.

Há muitas facetas no radioamadorismo que é impossível que uma pessoa só possa praticar em toda sua totalidade.

Igualmente também como é impossível interagir plenamente com os milhares de amigos que possuímos no Facebook, os radioamadores também tem que eleger entre dezenas de grupos que perseguem determinados fins específicos dentro do radioamadorismo e que não tem barreiras internas.
Um radioamador não é apenas uma pessoa que tem um aparelho de rádio que recepta e transmite, e encontra alguém com quem falar do outro lado.

Aquilo que um radioamador pode fazer e aprender vai muito para além disto.

Em primeiro lugar, não há limites.

O radioamador pode contatar com quase qualquer pessoa na face da Terra e no espaço, onde muito brevemente fará contatos interplanetários também. Mas para além disso o radioamador aumenta os seus conhecimentos e cultura.

Pode ajudar em casos de emergência, gerindo as comunicações e aumentando assim a possibilidade de socorro a tempo.

Desenvolve os seus conhecimentos acerca de rádio e aperfeiçoa os seus próprios equipamentos e pode utilizar o rádio não apenas em casa mas também no exterior desde que tenha equipamento adequado a isso.

Para além disso são promovidos encontros em vários pontos do país e mundo, onde é possível trocar impressões com outros radioamadores e conhecer aqueles com quem se fala mas nunca se vê.
Autor :Mário Keiteris - PY2 M X K
Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial 73.