quinta-feira, 20 de junho de 2013




O RÁDIO COMO FOI SEU INICIO 



Autor do artigo: Mário Keiteris- PY2 M X K    -     Radioamador Veterano e Escritor  junho/13  


Como temos dito anteriormente a história do radioamadorismo se confunde com a história do rádio.      
 As primeiras comunicações feitas sem fios, através de ondas, foram feitas por radioamadores usando o Código Morse.      
 Mais tarde este meio começou a ser utilizado por outras entidades que viram nesta forma de comunicação um meio rápido de passar informação.      
 Começaram posteriormente a serem feitas emissões com som, feitas por amadores, que acabaram por ganhar relevância na comunicação entre as pessoas e passando assim a haver grandes estações de radiodifusão.           
Na noite de natal de 1906, o inventor canadense Aubrey Fessenden, que vinha a trabalhar num transmissor que reunia a mais moderna tecnologia, (daquela época), efetuou a primeira emissão de radiodifusão sonora, oferecendo aos auscultadores (hoje auriculares) dos operadores de Telegrafo de barcos fundeados ao largo de Brant Rock, Massachussets, EUA.       
O espanto dos radiotelegrafistas deveria ter sido enorme, pois em vez do crepitar dos sinais de Morse nos auscultadores (hoje auriculares), ouviram a voz de Fessenden, que leu algumas palavras da Bíblia, tocou Oh Holly Night no seu violino e desejou bom Natal a todos os que o escutavam.       Este foi o evento que marcou o nascimento da radiodifusão sonora.        
Logo que as experiências de Hertz, Padre Landsell de Moura e Marconi entre outros pioneiros do rádio e os países onde essas experiências estávam desenvolvendo-se viram que eram de importantíssima aplicação como meio de comunicação a longa distância, começando a instalar emissoras de rádio, nas primeiras décadas do século 20 a maioria a mando de iniciativas governamentais de certos países da Europa.        Em 1927, foi a Holanda o primeiro país que mediante a construção de um transmissor de 25 kW da firma Philips, realizou transmissões para as Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia) de idioma holandês.        
No Natal deste mesmo ano, a rainha Guilhermina de Holanda transmitiu uma mensagem de Natal a todos os residentes holandeses no exterior.         
 Em 1930 somou-se a Alemanha realizando transmissões aos Estados Unidos é a Argentina.         
Em 1932 o mesmo faz a Itália com a criação da radio Roma transmitindo em vários idiomas, e neste mesmo o ano se cria na Grã-Bretanha a BBC de Londres a qual começou com transmissões em inglês  para as colônias inglesas.           
Atualmente  mantém-se a tradição de enviar mensagens natalinas fundamentalmente as monarquias para as colônias que ainda existem.           
Por outro lado os países de regimes ditatoriais começava a realizar transmissões com a finalidade de transmitir sua ideologia, a sobre todo na zona dos Balcãs, Oriente Médio e a ex-União soviética.        
 O tema por aqueles anos (antes da segunda  guerra  mundial) se enfocava da seguinte maneira :         
Os países da Europa Ocidental ocupavam-se com a transmissão pelas rádios de Broadcasting, com a finalidade de chegar, mediante este meio, as suas colônias disseminadas pelo mundo.          
Os países da órbita socialista,  intercambiavam com a finalidade de mesclar coisas e idéias heterogêneas entre os que tinham o mesmo regime.         
 Paulatinamente foram cada vez mais emissoras emergentes, com potências cada vez maiores, as quais incorporava todo tipo de programação até cinco ou mais idiomas.            
 Com a chegada da Segunda Grande Guerra Mundial o panorama muda radicalmente.               
 Os transmissores crescem em todos os países e as potências chegam a 120 kW ou mais, com transmissões em mais de 40 idiomas.         
Estava instalada assim também uma guerra no espectro das ondas eletromagnéticas.        
Os EUA por sua parte não possuía emissoras estatais.              
Após seu ingresso a Segunda Guerra se cria   "A Voz da América"  , foi uma das mais importantes rádio emissora do mundo.           
Se bem que hoje em dia as transmissões de Broadcast via satélite de rádio e televisão tem conseguido chegar aos lugares mais recônditos do planeta, as transmissões de onda curta seguem atuais.         
Quase todos os países do mundo possuem serviços exteriores de radiodifusão em vários idiomas, levando assim suas notícias e sua cultura a outros lugares deste nosso planeta. 
Autor do artigo: Mário Keiteris - PY2 M X K
Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial       
73 do Mário PY2 MX K


DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DO LIVRO EM FORMATO DIGITAL 
DE LIVRO ELETRÔNICO DE "EBOOK", A TODOS OS INTERESSADOS INTITULADO :
RADIOAMADORISMO : HOBBY? OU CIÊNCIA !
CLIC AQUI :  http://Qsy.to/py2mxk