terça-feira, 22 de março de 2011

PEQUENA HISTÓRIA DO CQ


O sinal telegráfico CQ nasceu no serviço Telegráfico Inglês há cerca de um século atrás, e significava "A Todas as Estações”.
Seria uma notificação a todos os postos telegráficos para que recebessem a mensagem. O seu significado estaria próximo dos atuais QNC e QST.
Como muitos outros termos que tiveram origem nas linhas terrestres, CQ foi “importado” para o serviço rádio e usado como chamada geral a todas as embarcações pela Companhia Marconi. Outras companhias usavam KA até à convenção de Londres de 1912; onde foi adotado internacionalmente o CQ como o sinal de “atenção” ou “chamada geral”.
CQ ainda significa literalmente “atenção”, mas no Serviço de Amador, o seu significado é descrito com precisão por Thomas Raddell, que o comparou a gritar “Eh! Pá!” para dentro de um tubo!
Mas porquê as letras CQ? É do francês, “SÉCURITÉ, (segurança ou, como entendido aqui “preste atenção”)
Pergunto porquê em Francês?
Ainda hoje a língua oficial para os serviços postais é a língua francesa, como poderemos verificar nos envelopes e etiquetas para correio aéreo onde figura a inscrição "Par Avion".
Posteriormente a pronuncia das letras CQ, traduzidas para a língua Inglesa passaram a ser conotadas com a expressão "Seek You" procuro-te.
A maioria das fontes consultadas considera esta expressão uma forma de mnemônica (auxiliar de memória) que se destinava a associar um determinado grupo de sons -.-.--.- a um determinado evento - a chamada geral ou pedido de atenção a quem escuta.


COLUNA DO MÁRIO KEITERIS - PY2 M X K

RADIOAMADOR VETERANO E ESCRITOR

Nenhum comentário: