terça-feira, 22 de março de 2011

VOCÊ SABIA COMO FOI O INICIO DO SINAL SOS


A chamada de Socorro, QRRR, nasceu do propósito das primeiras redes de socorro organizadas por radioamadores. Estas foram criadas em cidades ao longo da “Pennsylvania Railroad” para prestar à "Pennsy" (e posteriormente outras vias férreas) serviços de comunicações com os comboios na eventualidade da falha das comunicações terrestres, o que acontecia com frequência. O sinal QRR começou a ser utilizado indicando que havia tráfego do caminho de ferro da estação que chamava e que estava relacionado com alguma emergência.
A ARRL eventualmente adotou este sinal para uso por qualquer radioamador que tivesse tráfego de emergência e posteriormente o sinal foi mudado para QRRR devido a conflito de definições com o sinal adotado internacionalmente QRR.
Um dos primeiros sinais de perigo/Socorro / foi CQD, introduzido pela Companhia Marconi em 1904 partindo do "chamada geral" CQ e a letra D para "distress" (perigo). O principal problema com o sinal CQD é que este seria apenas utilizado pelas empresas e embarcações que subscrevessem o sistema radio Marconi, e navios de um outro sistema eram desencorajados de se comunicar com navios de empresas concorrentes.
O problema tornou-se de tal forma complicado que o assunto foi abordado na Conferência Internacional de Radio de 1906, onde um novo sinal universal de socorro foi proposto.
A delegação Americana propôs as letras NC que já eram reconhecidas no Código Internacional para Sinalização Visual.
A delegação Alemã propôs SOE que era então utilizada pelos seus navios como um sinal de interrogação semelhante ao CQ (que era unicamente utilizado pelo sistema Marconi).
A delegação Britânica, claro, queria que ficasse em uso o sinal CQD.
A convenção achou que SOE seria aceitável exceto que o E final poderia perder-se no QRN, portanto a letra S substitui-o, ficando então SOS. Decidiu-se, pois, na convenção, que, SOS deveria ser enviado como um código de uma só letra com um som diferente de qualquer outro carater, prendendo dessa forma a atenção de quem o ouvisse.
Foi então oficialmente adotado SOS, mas CQD continuou em uso durante mais alguns anos, particularmente a bordo de navios Britânicos.
Foi só em 1912, após o desastre do Titanic, que o SOS se tornou universal e o uso de CQD gradualmente desapareceu.
O operador de radio do Titanic, Jack Phillips enviou ambos os códigos CQD e SOS para ter a certeza de que não houvesse mal entendidos.
Já agora SOS não significa mais “Save Our Ship” ou “Save Our Souls”


COLUNA DO MÁRIO KEITERIS - PY2 M X K

RADIOAMADOR VETERANO E ESCRITOR

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