sexta-feira, 29 de abril de 2011

O RADIOAMADORISMO, PORQUE NÃO?




O Radioamadorismo é um dos "hobbys" e prestação de serviços dos mais fascinantes.
Muitos anos antes de se ter conhecimento e de se falar em Internet, os radioamadores já possuíam e formavam uma teia de amigos e solidariedade em todo o mundo.

Transversalmente o Radioamadorismo, principalmente aqueles mais jovens, poderão adquirir diversos conhecimentos gerais, tomar gosto pelas coisas raras ou diferentes em muitas áreas do conhecimento humano :

Social – O radioamadorismo oferece relações e convivências sociais com as pessoas no mundo .

Geografia - Através do radioamadorismo pode-se manter contatos com diversos locais do Brasil e do mundo, o operador da estação radioamadora estará sempre adquirindo conhecimentos de geografia, ao consultar os locais dos contatos em mapas e Atlas.

Radioastronomia – Onde o objetivo é o conhecimento dos astros e das leis que regem seus movimentos, via ondas de rádio.

Eletrônica - O operador da estação radioamadora é um experimentador nato movido pela curiosidade; o interesse pela eletrônica logo aparecerá e esse operador ira montar seus próprios equipamentos e acessórios.

Física e matemática – Através do radioamadorismo é desenvolvida a aptidão para o cálculo e construção de antenas, torres, etc.

Mecânica – Parte da física que trata das forças e dos movimentos e da teoria a qual os fenômenos luminosos apresentam corpúsculos cujo movimento assemelha-se aos das ondas, conhecimentos que o radioamador assimila.

Línguas - o operador da estação radioamadora poderá praticar a conversação com pessoas de todo o mundo falando centenas de línguas e milhares de dialetos.

Cultura geral – Instrução, educação, desenvolvimento das potencialidades, muitas idéias e assuntos, curiosidades sobre os mais diversos locais do Brasil e do mundo.

Transmissão de imagens - fixas ( em branco e preto ou a cores ), via SSTV (televisão de varredura lenta), ATV (televisão radioamadora), com imagens comparáveis aos canais comerciais.

Desenvolvimento próprio – O radioamador adestra-se tanto no campo técnico, bem como no operacional.

Prestador de serviço social - Para a comunidade em que vive.

Tecnologia espacial - Assim mesmo, o desenvolvimento da tecnologia espacial permite agora a existência de pequenos satélites de comunicações de funcionamento totalmente digitalizado, acessíveis desde o “shack “, de qualquer operador de rádio.

Tecnologia interplanetária – Atualmente o radioamador já possui a comunicação espacial onde se comunica com os transportadores espaciais, ônibus espaciais, cargueiros, e até possuem uma estação radioamadora dentro da ISS (plataforma internacional em órbita da Terra), alem de um grande numero de satélites, (comunicação espacial). A AMSAT da Alemanha e a ARRIS já estão se preparando para colocar ainda este ano artefatos nas cercanias de Marte e Vênus, daí o radioamador começa a entrar na comunicação interplanetária ( não é sonho não, é a pura realidade).

Embaixador da PAZ – O operador de rádio neste instante esta representando seu pais quando em comunicados entre radioamadores internacionais.
Para ser radioamador o primeiro passo é obter uma licença de radioamador. Comece "com o pé direito", procurando a ANATEL ou a associação de radioamadores de sua localidade.

Não deixe-se levar pelo caminho "mais curto" da clandestinidade, pois além de sua atividade não ser reconhecida legalmente e inclusive entre os próprios radioamadores, o uso de equipamento de radiocomunicação sem a devida licença expedida pela Anatel, infringe leis e poderá ser punido com pesadas multas e processo federal.

Pôr ultimo, e não menos importante o interesse pelo radioamadorismo não tem limitações de idade, sexo, raça, religião, político, ocupação profissional, ou nível social.

Tenha bons contatos pelo resto da vida

Mário Keiteris - PY2 M X K

Na esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial 73.

Nenhum comentário: